O Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP faz parte de uma ação multinstitucional para capacitação dos servidores públicos para o exercício da prática administrativa avançada nas organizações públicas. Uma conquista muito importante para os técnicos administrativos das 10 IFES que compõem a rede, pois terão mais essa oportunidade institucional de capacitação.
O processo seletivo que terá início em 2014 será feito por meio de diferentes em fases: um teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), para verificar habilidades em português, inglês, e raciocínio lógico, analítico e matemático; uma prova nacional sobre conteúdos de "Estado, Sociedade e Administração Pública no Brasil" e "Teoria das Organizações" e uma seleção local. A previsão é o de que a UFCG ofereça para a primeira turma, no mínimo, 30 vagas. Ressalte-se que a possibilidade de uma pequena demanda social exigida pela própria CAPES.
O mestrado será na modalidade a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e, na UFCG, será coordenado pela Coordenação Geral de Educação a Distância da UFCG – CEAD/UFCG, certificado pelo Centro de Ciências Jurídica e Sociais – Campus Sousa e contará com uma Coordenação Nacional e um Comitê Gestor Nacional. A estrutura curricular do curso será composta de nove disciplinas, sendo duas eletivas e sete obrigatórias, totalizando 405 horas em sala de aula. Os alunos farão teste nacional para verificação de conhecimento após a conclusão das disciplinas e apenas aqueles que passarem pelo teste poderão prosseguir no processo de formação.